Muitos condutores ainda se perguntam quando fazer limpeza de bico injetor. Afinal, os cuidados com essa peça são cercados por mitos, e o uso inadequado prejudicará o funcionamento do veículo.
Então, confira neste artigo quando realizar essa limpeza e os cuidados necessários nas manutenções.
Como o bico injetor fica sujo?
A princípio, a qualidade do combustível é o que determinará quando fazer limpeza de bico injetor.
Tudo porque, muitas vezes, a qualidade de alguns combustíveis é inferior ao que é esperado. Por esse motivo, o motor e as peças adjacentes sofrem danos e causam dor de cabeça ao condutor.
Na prática, o combustível deveria fazer a higienização interna do bico. Ou seja, em tese, o proprietário não deveria se preocupar em limpá-la.
Entretanto, o uso frequente de combustível ruim provoca danos de carbonização. Como resultado, os orifícios que fazem a pulverização do combustível ficam obstruídos.
Nessa situação, a limpeza será necessária, visto que o excesso de sujeira causará falhas no veículo. Além disso, o acúmulo de resíduos afetará o consumo de combustível.
Por isso, o uso de um combustível de boa qualidade diminui as chances de o bico acumular sujeira.
Quando fazer limpeza de bico injetor: prevenção
Em tese, os motoristas não deveriam se preocupar em quando fazer limpeza de bico injetor. Afinal, o equipamento deveria ser autolimpante, dispensando a limpeza dos bicos injetores numa prevenção.
Mesmo assim, concessionárias oferecem esse tipo de serviço durante a revisão do automóvel.
Segundo especialistas, deve-se realizar a limpeza do bico injetor quando o motor apresentar problemas.
Durante a avaliação, um profissional verificará se os bicos estão com volume semelhante. Além disso, o jato pulverizador deverá estar no padrão esperado para o funcionamento do sistema.
Se o carro estiver funcionando sem problemas, a avaliação nos bicos é desnecessária. Para tanto, basta que o condutor veja se o carro está consumindo mais combustível ou não tem a mesma potência de antes.
De uma maneira ou de outra, a avaliação do bico injetor sempre será criteriosa a fim de tratar e prevenir outros problemas.
Sinais de que os bicos injetores precisam de limpeza
O motorista deve prestar atenção em alguns sinais que indicam quando fazer a limpeza dos bicos.
Um dos primeiros sinais é o fluxo menor de combustível que passa pelos injetores. Como consequência, a rotação oscilará, o condutor terá mais problemas para fazer a aceleração e o consumo de combustível ficará elevado.
Além disso, o nível de sujeira no interior desse sistema ficará maior. Nos casos mais graves, a luz de análise no painel do carro alertará o condutor sobre problemas na parte de alimentação de combustível.
O que ajudará o motorista a saber quando fazer limpeza de bico injetor é um diagnóstico com um mecânico profissional.
Ele realizará uma sequência de testes que indicarão a necessidade de limpeza ou troca dos bicos.
Por isso, é essencial que o motorista faça uma avaliação primária antes de autorizar a manutenção dos bicos para garantir sua segurança.
Nesse caso, o mecânico utilizará um scanner para identificar problemas nos atuadores e sensores. Se a limpeza for necessária, um ultrassom específico ajudará a limpar os orifícios dos bicos injetores.
Se não houver complicações, é possível resgatar algumas funcionalidades das válvulas. Caso contrário, o único caminho será a troca do sistema injetor.
De acordo com algumas fabricantes, carros com quilometragem acima de 100.000 km costumam apresentar problemas nos bicos. Nessa situação, a substituição será a melhor alternativa por causa do desgaste avançado do sistema.
Porém, a troca não é tão cara quanto antes, visto que muitos carros possuem injeção eletrônica. Ademais, o Brasil tem produção ativa de bicos injetores, facilitando a compra.
Consequências para o veículo quando os bicos injetores estão sujos
A queima de combustível dá origem à combustão. O sistema do bico injetor direciona o líquido combustível para o motor do veículo em forma de gotículas.
Se o bico injetor estiver em bom estado, o combustível usado nesse processo não sofrerá perdas. Assim, o motor do veículo funcionará como o condutor espera.
Por outro lado, se o bico estiver sujo, os resíduos causarão o entupimento dos orifícios.
Dessa forma, não é possível equilibrar a mistura do combustível com o ar para criar a pulverização balanceada. Logo, cria-se uma barreira de sujeira que impede o combustível de passar adequadamente.
Como resultado, o carro apresentará:
- Problemas e falhas no motor, como dar a partida, por exemplo;
- Consumo elevado de combustível;
- Dificuldades para acelerar o carro;
- Diminuição do desempenho do veículo;
- Dificuldades para fazer o envio de combustível ao motor, resultando na parada do veículo.
Como descrito nas linhas acima, se não souber quando fazer limpeza de bico injetor, veja se o carro apresenta problemas.
Se sim, leve-o a uma oficina mecânica. Os mecânicos profissionais terão o conhecimento e equipamento necessários para fazer a limpeza e tirar dúvidas.
O manual do carro pode ajudar a saber quando fazer limpeza de bico injetor
Quem não souber quando fazer limpeza de bico injetor, também é recomendado ler o manual do carro.
No manual, o condutor encontrará uma tabela com os componentes que devem ser avaliados periodicamente. Dependendo da quilometragem rodada, algumas peças devem ser limpas ou trocadas.
Dependendo do modelo e marca do veículo, o manual pode oferecer uma estimativa dos intervalos de manutenção.
Assim, o motorista terá uma noção do que fazer e quando fazer caso o bico injetor ou outros componentes derem defeito.
Como o bico injetor é higienizado?
Ao iniciar a máquina de limpeza, o mecânico removerá a mangueira, chicotes e o filtro de ar.
Em seguida, ele removerá cada válvula injetora e a flauta do carro. As válvulas ficam localizadas no equipamento de limpeza dos bicos.
A flauta é colocada dentro de um recipiente com uma substância química higienizadora. Feito isso, o ultrassom é ligado, removendo os resíduos da peça por meio de emissões de frequência elevadas.
Como resultado, o bico injetor é limpo, sendo devolvido para o seu devido local junto às outras peças.
A substância usada na limpeza consegue amolecer e soltar as sujeiras presas aos bicos. Depois de diluir, os resíduos se transformam em uma espécie de goma suja.
Neste ponto, a câmara de combustão do veículo queimará a sujeira removida por meio de combustão.
Já que se trata de um processo mais delicado, a limpeza dos bicos deve ser feita somente em oficinas. Tudo porque o aparato deve ser manuseado com cautela a fim de evitar que as peças sofram novos danos.
O mecânico profissional tem o conhecimento necessário para escolher, usar e remover os produtos usados na limpeza e teste de vazão.
A diluição do agente de limpeza em água deve seguir a proporção recomendada de 1 para 10. Ou seja, 1 medida do produto será misturado a uma quantidade de água 10 vezes maior que o higienizante.
Dessa forma, será possível fazer o aferimento adequado e evitar o “efeito espuma”.
Quanto ao valor, a limpeza dos bicos injetores custa em média de R$ 70,00 a R$ 200,00. Se possível, faça um comparativo de preços para encontrar valores atrativos.
Mesmo assim, lembre-se que uma oficina com serviço de qualidade será a mais recomendada.
Nem sempre a limpeza resolverá o problema
Caso o acúmulo de sujeira continue, as válvulas sofrerão um grande desgaste. Tudo porque a sujeira acumulada força o componente a trabalhar mais do que deveria, causando danos nas peças.
Como consequência, será necessário trocar esses componentes, já que não será possível apenas limpar os bicos injetores.
As válvulas injetoras podem travar nas posições aberta ou fechada. Nesses casos, não dá mais para usar as peças, pois o problema atingiu a parte interior delas.
Por isso, a limpeza não será mais afetiva, já que não dá para aproveitar o conjunto. Quando a válvula trava na posição aberta, o veículo pode sofrer um calço hidráulico. Já na posição fechada, o pistão do automóvel pode derreter.
Segundo especialistas, as válvulas do sistema de injeção não podem ser consertadas. Caso os testes não aprovem as boas condições da peça, ela deve ser substituída o quanto antes. Além de evitar outros problemas, o motorista vai garantir uma direção mais segura.
Lembre-se que mesmo os bicos injetores limpos nem sempre funcionam. Afinal, alguns danos internos não são passíveis de conserto. Por isso, saber quando fazer limpeza de bico injetor e troca evitará perigos para o motorista.
Como manter os bicos injetores conservados por mais tempo?
Saber quando fazer limpeza de bico injetor pode demorar se o motorista tomar alguns cuidados.
Assim como outros cuidados, conservar as peças aumentará a vida útil delas. Portanto, confira a seguir algumas dicas de como manter os bicos injetores conservados por mais tempo:
- Sempre use combustível de qualidade e, se possível, aditivado. Além de ajudar na lubrificação das peças, o combustível de ótima procedência não causará desgastes, situação comum que acontece com combustíveis de qualidade inferior;
- Dê preferência as oficinas de confiança com boa reputação entre os clientes. Fazendo a manutenção em qualquer lugar, aumentará as chances de os bicos sofrerem novos danos por manipulação inadequada dos componentes;
- Tente trocar o filtro de combustível por um novo com frequência. Observe o manual do carro para estabelecer uma estimativa do tempo de troca.
Agora você já sabe quando fazer a limpeza de bicos injetores
A princípio, não é difícil saber quando fazer limpeza de bico injetor. Os maiores sinais da necessidade de troca acontecem quando o motor já apresenta algum defeito.
Por isso, opte por levar o carro a uma oficina em vez de fazer a limpeza em casa.
Além de ser mais seguro, o mecânico responsável dará a certeza se apenas a limpeza resolverá ou a troca do componente será necessária.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
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Até mais!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!