Você notou que está saindo muita fumaça branca, preta ou azul do escapamento do seu carro? Essa situação é popularmente chamada de “motor fumando”. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
Expressões como “queimando o óleo” ou “motor fumando” são comuns para descrever quando o óleo lubrificante acaba penetrando nos cilindros do motor.
Isso acontece devido às folgas excessivas entre os cilindros e os anéis dos pistões, e entre o virabrequim e as bielas.
Com isso, o óleo lubrificante acaba se misturando com o combustível e o ar durante o processo de combustão, formando a fumaça que vimos sair pelo escape.
Normalmente essa situação ocorre quando o motor do veículo já está desgastado.
Essa circunstância acaba deixando os donos dos veículos preocupados e com algumas dúvidas.
O Review Auto reuniu todas as informações que você precisa saber quando o carro está com o motor fumando. Veja em seguida.
Qual o significado de motor fumando?
O popular motor fumando é uma adversidade peculiar aos motores “cansados”, que estão desgastados pela alta quilometragem percorrida.
Também pode ser resultado de algum defeito no sistema de arrefecimento. Isso é muito comum de acontecer em veículos que rodam por cidades grandes constantemente, como São Paulo, por exemplo.
Em alguns casos específicos pode ser ocasionado também pelo desgaste excessivo e precoce de peças do motor, principalmente os pistões
O motor fumando nada mais é do que aquele que está queimando o óleo lubrificante e, em consequência, gerando aquela fumaça que sai pelo escapamento.
O que acontece é que o fluido que teria que lubrificar as peças internas do motor, acaba entrando na câmara de combustão.
Normalmente essa situação acontece quando existe um espaçamento entre o cilindro e o pistão. O resultado é a queima do combustível e do ar.
Quais são os principais sinais de que o motor está fumando?
Um dos principais sinais que indicam que o motor do seu carro está fumando, é quando você percebe um barulho diferente do normal originado do motor.
Alguns desses barulhos podem ser identificados como estrondos, chiados, ruído metálico ou batidas (os populares tec-tec), que normalmente demonstram que existe alguma falha de lubrificação, peças defeituosas ou espaço excessivo entre pistão e cilindro.
Esses barulhos são identificados mais facilmente no momento em que o carro é ligado, quando o motor ainda está frio.
A partir do momento que ele vai esquentando, o óleo começa a circular com mais intensidade e ocorre uma pequena dilatação das peças pelo calor, diminuindo os ruídos.
Outros indicativos de que o motor está fumando, é a falta de potência do mesmo e a fuga de óleo pelo sistema de escape.
Fique atento na perda de potência quando estiver dirigindo, principalmente em subidas, e verifique se estão sendo formadas marcas e poças de óleo quando o carro está parado.
Verifique também se o gasto de gasolina e do óleo está além do normal e se existe água misturada quando você verifica o nível do óleo com a vareta.
A última e mais conhecida forma de verificar se o óleo está queimando, é observar se existe a emissão de fumaça quando o motor do carro entra em atividade.
Mas você sabe diferenciar os tipos de fumaça que saem do escapamento?
Fumaça Preta
Se a fumaça que está saindo do sistema de escape é preta, isso provavelmente quer dizer que existe algum problema no motor.
Essa fumaça se origina quando não existe oxigênio suficiente para a queima total do combustível.
Essencialmente é o carbono sendo pulverizado que não entrou em combustão e entrou no escapamento, resultando nessa fumaça preta.
Além de ser extremamente poluente e conter substâncias nocivas à nossa saúde, a fumaça preta acaba tendo como consequência o aumento do consumo de combustível, afetando também o nosso bolso.
Fumaça Branca
A fumaça branca pode ser um indício de problema no radiador, podendo ocorrer quando existe líquido no mesmo.
Ela surge quando o motor já está aquecido, sendo resultado da água que passa pela junta do cabeçote defeituoso e atingindo a câmara de combustão.
Dessa forma a água acaba saindo pelo sistema de escape em forma de fumaça branca.
Outro motivo que pode resultar em fumaça branca, é a queima de fluidos de freio. Isso acontece quando existe algum dano no cilindro mestre e o fluido acaba vazando para o servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor através do vácuo produzido.
Fumaça Azulada
Esse tipo de fumaça é a mais preocupante entre as opções citadas, exigindo muita atenção do motorista.
A fumaça azulada é causada pela queima do óleo lubrificante, o que significa que o nível de lubrificação do motor está se reduzindo rapidamente, o que pode acarretar sua fundição.
Outras causas da fumaça azulada são: o bloqueio do respiro do óleo ou da ventilação, a deterioração dos retentores de válvulas e dos anéis, muita quilometragem e problemas na turbina.
Como faço para evitar que esse tipo de problema aconteça?
O problema do motor fumando pode aparecer inevitavelmente a partir do momento que seu veículo atinja uma certa quilometragem, mesmo com cuidados preventivos.
Pois com o uso, o atrito entre as peças e componentes acabam ficando suscetíveis a quebras e folgas.
Sem falar que existe um nível de consumo de óleo aceitável previsto pela montadora, que é natural a cada mil quilômetros.
As principais maneiras de prevenir o motor fumando são:
- Observar frequentemente o nível do óleo no motor, não excedendo a quantidade mínima e máxima;
- Sempre fazer uso do óleo lubrificante indicado pelo fabricante do veículo;
- Realizar a manutenção preventiva a cada mil quilômetros;
- Trocar o óleo e o filtro de ar de acordo com as orientações do manual;
- Realizar a manutenção corretiva quando surgir algo anormal no motor, na injeção eletrônica ou no sistema de arrefecimento;
- Não dirigir o veículo caso ele esteja com superaquecimento;
- Guiar o veículo cumprindo o tempo correto das marchas e dos giros do motor;
- Não sobrecarregar o automóvel a fim de diminuir a deterioração do motor;
- Ficar atento ao nível do líquido de arrefecimento.
Como realizar o reparo do motor fumando?
Caso realmente seja constatado o problema, não há muito o que ser feito, então, procure uma oficina especializada.
Os tipos de reparo e o valor do custo do conserto variam de acordo com a severidade do problema.
Em certas situações, a troca dos pistões ou da junta são suficientes. Já em outros casos, pode ser indicada uma retífica completa.
No caso da retífica do motor, depois dele aberto, a câmara de combustão será submetida a um aumento do diâmetro e pistões novos serão colocados.
A média de tempo que uma retífica é realizada é de 24 horas. A fim de evitar novos problemas e despesas, é recomendado que todos os componentes e peças avariadas sejam trocados.
Quando a retífica do motor for inevitável, procure usar sempre peças originais ou vendidas pelos próprios fabricantes.
Realize também um orçamento, para que você saiba se vale a pena mesmo trocar as peças, ou se seria mais interessante e vantajoso trocar por um novo motor.
Considerações finais
Como vimos nesse artigo, o motor fumando pode ter variadas causas e deve ser tratado pelos proprietários de veículos com muita atenção. A fumaça pode significar muito mais do que poluição e o mal cheiro causado.
Se atente aos sinais que podem indicar um problema e caso identifique um desses alertas, procure ajuda especializada imediatamente. Quanto mais cedo for o diagnóstico, menos dinheiro e empenho serão necessários para a solução do inconveniente.
Lembre-se também que economizar nem sempre é a melhor alternativa, pois como diz o ditado “o barato sai caro”.
Procure fazer uma pesquisa de locais especializados em mecânica, e que possuam uma boa reputação no conserto desse tipo de avaria. Além disso, procure as concessionárias da marca do seu veículo.
Para demais informações sobre motores ou o mau funcionamento de peças, equipamentos e componentes de um carro, acesse nossa área de artigos.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!