Kia Picanto

Carros para solteiros: 7 modelos que você vai gostar de conhecer

Há veículos recomendáveis a casais, grandes famílias, pessoas portadoras de necessidades especiais, dentre outros. Mas, você sabia que existem, também, carros para solteiros?

De fato, o mercado oferece, na atualidade, diversos modelos que se enquadram nesse perfil.

Então, se você está solteiro e deseja um automóvel funcional, que faça sentido para o seu estilo de vida, este artigo será de grande ajuda.

Boa leitura!

Os 7 melhores carros para solteiros

1. Kia Picanto

Kia Picanto
Fonte: Quatro Rodas

Diferentemente de outros carros para solteiros, o Kia Picanto chegou ao mercado e começou a ser disponibilizado pelas concessionárias sem maiores alardes, mesmo sendo um automóvel de alta qualidade.

Enquanto alguns classificam o Kia Picanto como um “compacto”, há especialistas que o consideram um “sub-compacto”. Seja como for, o modelo já se encontra em sua terceira geração.

Ou seja, o Kia Picanto passou a ser vendido no Brasil no ano de 2007, embora o seu lançamento nos continentes asiático e europeu tenha sido efetuado três anos antes, em 2004.

Embora seja conhecido em nosso país com este nome, em outros mercados o carro é vendido sob a nomenclatura de Kia Morning (Chile, Coreia do Sul e outros países).

A primeira geração (entre 2004 e 2011) foi inicialmente vendida com 2 motores a gasolina (1.1 de sessenta e cinco cavalos de potência ou 1.0 de sessenta e um cavalos de potência).

O modelo recebeu, na Europa, um motor a diesel com 3 cilindros e setenta e cinco cavalos de potência.

O Kia Picanto recebeu, em 2007, o seu primeiro facelift. Na ocasião, adquiriu novas lanternas e faróis, assim como alterações sutis do para-choque.

Em 2010, três anos depois, um novo facelift entregou-lhe a conhecida frente – carinhosamente apelidada de “dentes de tigre”.

Em seguida, em 2011, no Salão de Genebra, veio a segunda geração (que se estendeu até 2017).

Peter Schreyer, um renomado designer alemão, chefiou o projeto, promovendo mudanças radicais no visual do Kia Picanto, deixando o automóvel compacto com maiores dimensões e bem mais moderno.

A campanha magnífica

A marca, nessa geração, investiu alto em ações de marketing, inovando o segmento com a apresentação de uma campanha publicitária envolvendo animações feitas em novecentas unhas postiças – algo inédito até o momento.

Na peça publicitária foram utilizados mil e duzentos vidros de esmalte, em um processo que levou quase um mês para ser concluído, pois cada unha demorava cerca de 2 horas até que seu desenho estivesse pronto.

O Kia Picanto ganhou 2 facelifts (o primeiro em 2014 e o segundo em 2015), antes do lançamento de sua terceira e nova geração – ocorrido ao longo do segundo semestre do ano de 2015.

Vale ressaltar que a primeira geração do veículo vendeu, no ano de chegada (2007), mais de mil e quinhentas unidades. A partir desse ponto, as vendas cresceram, atingindo o auge em 2010, ao comercializar quase dez mil unidades.

A montadora sul-coreana aguarda, portanto, que sua nova geração seja responsável por fazem com que o modelo de entrada recupere as boas vendas, concentrando-se no público solteiro e jovem, que utiliza o carro, principalmente nos trechos urbanos.

2. Citroën C3

Citroën C3
Fonte: Quatro Rodas

Em segundo lugar na nossa lista de carros para solteiros, está o Citroën C3.

De acordo com a montadora, mais da metade das vendas do Citroën C3 são realizadas para as mulheres.

Elementos como o tamanho compacto e o design curvilíneo faz com que este carro hatch seja um dos mais fáceis de estacionar da marca francesa, além de oferecer um amplo espaço e conforto em seu interior.

O visual inovador do automóvel convida as motoristas solteiras a se deixarem levar pela originalidade, estimulando-as a desenvolverem seus próprios estilos de vida.

Com efeito, o Citroën C3 é único, seja qual for o ângulo pelo qual o avaliarmos.

A atitude de SUV, com teto bi-tom, bem como cada um dos detalhes presentes, fazem do carro um bem irresistível e atraente.

Outra de suas prioridades é a conectividade. O item de série “Citroën Connect Media” é inédito na categoria, vindo como uma central multimídia em dez polegadas, oferecendo suporte para o espelhamento da tela de smartphones 100% sem fio.

O Citroën C3 articula, assim, as características de um SUV com as do hatchback. Imponente, o veículo conta com uma elevada distância do solo – uma das maiores da categoria, propiciando toda a comodidade em uma inigualável posição de dirigir e uma ótima experiência de condução.

3. Fiat 500 E

Fiat 500 E
Fonte: Quatro Rodas

A pronúncia de “cinquecento”, da língua italiana, certamente não é a única atração desse automóvel que se popularizou nas ruas de Roma e de tantas outras capitais do mundo.

Com um design retrô, o Fiat 500 E disponibiliza várias formas de personalização em suas partes externa e interna. Sem mencionar que se trata de um dos modelos mais compactos do mercado.

O carregamento do Fiat 500 E é bem simples – seja pela versatilidade de seu carregador portátil (basta levá-lo às estações de recarga) ou pelos carregadores rápidos (de até 85 kW), levando somente trinta e cinco minutos para carregar até cerca de oitenta por cento da bateria.

O modo “Normal”, por um lado, privilegia a performance e o conforto dos carros.

O modo “Sherpa”, por sua vez, assegura a máxima eficiência para a economia de energia, agindo nas regenerações e acelerações dos sistemas auxiliares.

Enquanto automóveis movidos a combustível entregam, na média, por volta de dez quilômetros a cada litro, o Fiat 500 E apresenta um consumo que equivale a sessenta e dois quilômetros por litro.

Isto é, o modelo é seis vezes mais econômico em comparação aos veículos tradicionais brasileiros.

Além de ser espaçoso, essa sensação é intensificada ao abrir o seu teto solar panorâmico.

Ou seja, o vidro tem uma abertura de quase 1 metro, permitindo que motorista e passageiros vejam o céu e sintam o inesquecível gostinho de liberdade nos carros da marca.

Um elétrico que merece respeito

No Fiat 500 E, um dos melhores carros para solteiros que avaliamos, o conjunto óptico é todo feito em LED: luzes de seta e de freio, lanternas traseiras e frontais e faróis.

Essa tecnologia permite uma interessante economia que, aliada ao efeito do “Infinity Mirror”, confere uma assinatura única ao carro.

Outra alteração digna de nota para os solteiros é a caixa de rodas que ficou maior, a fim de receber as novas rodas de liga leve em dezesseis polegadas.

Assim como o tamanho, o acabamento escuro deixa o automóvel ainda mais bonito.

Se você já estiver habituado, pode começar a esquecer a tradicional maçaneta.

O sistema e-Iatch é totalmente elétrico, permitindo que o proprietário abra e feche as portas mediante um botão.

Para tanto, você deve portar sua wereable key, isto é, uma chave que seria melhor comparada a uma joia: consideravelmente menor, mais fina e mais leve.

Efetivamente, seu visual é inspirado nas verdadeiras pedras preciosas, de modo que os detalhes primorosos e inovadores fazem com que ela seja uma peça inigualável.

A exclusiva tela widescreen conta com alta resolução, destacando-se no painel.

Dessa forma, o motorista pode personalizar todas as funções, exercer o controle por voz, bem como efetuar o pareamento do celular sem necessitar de fios, com o Apple CarPlay ou com o Android Auto.

O volante com acabamento bicolor é multifuncional. No Fiat 500 E, além de se consolidar como um objeto de inestimável valor estético (com perfeita ergonomia e detalhes em couro), ele controla diversas tecnologias autônomas do veículo e funcionalidades da central multimídia.

4. Fiat Strada

Fiat Strada
Fonte: Motor1

O Fiat Strada é uma excelente alternativa para os solteiros apaixonados por aventuras, por isso, não poderia ficar de fora da nossa lista de carros para solteiros.

O modelo é, efetivamente, um sucesso de vendas e, desde essa perspectiva, podemos concluir que se trata de um veículo inigualável para esse público.

Afinal de contas, o Fiat Strada é funcional, econômico e, ainda, apresenta um visual totalmente renovado. A combinação desses aspectos faz do carro uma escolha óbvia para as solteiras e os solteiros.

Cumpre ressaltar, ainda, que a montadora italiana lançou a segunda geração dos carros Fiat Strada após mais de vinte anos do modelo no mercado.

Essa picape compacta dispõe de várias inovações na sua trajetória, entretanto, a principal delas, para muitos consumidores, é a cabine dupla inédita – agora, com 4 portas.

Em outras palavras, o novo Fiat Strada chega em 3 versões: Volcano, Freedom e Endurance, com motores 1.3 de cento e nove cavalos de potência e 13,7 kgfm (compartilhado com os modelos Fiat Cronos e Fiat Argo) e 1.4 de oitenta e oito cavalos de potência e 12,5 kgfm.

A inspiração do design se baseia no lindo subcompacto Fiat Mobi e, também, no Fiat Toro.

Desse modo, o automóvel oferece uma nova central multimídia de sete polegadas – a “UConnect” – compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Lembre-se de que o espelhamento sem fio é um item de série somente na versão Volcano.

Desde o modelo de entrada, além disso, o Fiat Strada conta com:

  • caçamba com tampa para o alívio de peso, iluminação e protetor;
  • porta escada;
  • DRL (luz específica para a condução diurna);
  • Computador de bordo;
  • Direção hidráulica;
  • Ar condicionado;
  • Assistente para as partidas em rampas;
  • Controle de estabilidade e de tração.

5. Ford EcoSport

Ford EcoSport
Fonte: Motor1

O público composto por mulheres solteiras que prezam pela fácil visibilidade e a altura do automóvel é o alvo principal do Ford EcoSport.

Ademais, é um dos modelos femininos de carros para solteiros que disponibilizam mais funcionalidades e tecnologias do mercado, destacando-se para as consumidoras.

A versão 2021 é oferecida em 7 opções:

  1. Storm 2.0 AT 4 WD;
  2. Titanium Plus AT 1.5;
  3. Freestyle 1.5 AT;
  4. Freestyle 1.5;
  5. SE AT 1.5
  6. SE 1.5;
  7. E o SE Direct AT 1.5 (PcD).

O motor 1.5 é 3 cilindros, gerando cerca de cento e trinta e sete cavalos de potência, podendo ser encontrado articulado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas.

Por sua vez, o motor 2.0 tem cento e setenta e seis cavalos de potência, sendo acoplado à transmissão automática (6 marchas) e tração 4 x 4.

Assim, o Ford EcoSport, desde a versão de entrada, possui:

  • Painel de instrumentos dotado de tela LCD (2,3 polegadas);
  • Computador de bordo;
  • Apple CarPlay;
  • Sistema SYNC 3, munido de tela com 6,5 polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto;
  • Porta luvas climatizado;
  • Trava, vidros e retrovisores elétricos com One Touch;
  • Volante em couro;
  • Bolsa porta-revistas localizada na parte de trás dos encostos traseiros;
  • Banco traseiro rebatível e bipartido;
  • Ar condicionado;
  • Banco ajustável em altura (para o motorista);
  • Volante multifuncional contendo ajuste de profundidade e altura;
  • Faróis com o “follow me home”;
  • Assistente para partidas em rampas;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Airbag duplo frontal.

6. Toyota Etios

Toyota Etios
Fonte: Motor Show

Este carro é um desenvolvimento efetuado pela Toyota, visando os mercados emergentes.

Ou seja, o Toyota Etios é comercializado com afinco em países como o Brasil e a Índia, onde a companhia é proprietária de plantas de produção inteiramente dedicadas ao modelo.

Os especialistas que elaboraram o projeto realizaram, para sanar qualquer dúvida, estudos com automóveis de baixo que custo que já estavam presentes em ambos os mercados.

Assim, o motor 1.3 e o motor 1.5 contam com câmbios automáticos e manuais.

Esses atributos fazem do Toyota Etios um carro ideal para solteiros.

As duas versões de motores apresentam excelente desempenho tanto em rodovias quanto em centros urbanos devido, principalmente, ao fato de que os motoristas não necessitam “esgoelar” a máquina para andarem bem.

Isso, por si só, representa uma importante economia de combustível.

Espaçoso, econômico e bonito

Além de não ser tão visado para assaltos e roubos, o Toyota Etios apresenta manutenções acessíveis, fazendo com que o seu valor de seguro seja mais barato em comparação com outros veículos da mesma categoria.

Para além disso, o modelo tem amplo espaço interno, favorecendo o transporte de animais de estimação e de caronas.

Com interior e design clean, sua lista de equipamentos traz apenas as coisas essenciais: uma mecânica confiável e robusta.

Na atualidade, o Toyota Etios é o automóvel mais barato da montadora japonesa em nosso país. Certamente, é uma ótima opção entre os carros hatch compactos.

Desde 2012, quando chegou ao mercado brasileiro, o modelo passou por diversas alterações.

O Toyota Etios, por exemplo, já assimilou retoques em seu visual e no acabamento interno, bem como novos equipamentos, câmbios e motores, além da alternativa do câmbio automático de 4 marchas em seus carros.

Recentemente, entretanto, o Toyota Etios deixou de ser o único hatch compacto que a marca comercializa no Brasil, a partir da chegada do Toyota Yaris.

Em consequência, ele perdeu uma parte de sua antiga gama de versões (mas, itens como o mp3 player continuam). Isto é, o Toyota Etios, agora, está posicionado em uma linha inferior da montadora.

Em termos práticos, o modelo compete com carros como o Ford Ka, o Fiat Argo, o Volkswagen Fox, o Hyundai HB 20, o Volkswagen Gol, o Chevrolet Onix, dentre outros.

Para se destacar no mercado, a Toyota aposta na alta confiabilidade associada à sua marca e, também, aos preços competitivos que não excedem os R$ 65 mil.

7. Chevrolet Onix

Chevrolet Onix
Fonte: Motor1

O Chevrolet Onix lidera as vendas em nosso país. Afinal, este compacto é, obviamente, uma excelente alternativa entre os carros para solteiros.

Com motorização turbo 1.0 de 3 cilindros e valores acessíveis, o modelo apresenta ótimos números tanto em bom desempenho quanto em economia de combustível.

Por exemplo, até os sessenta mil quilômetros, as revisões são baratas, de modo que os proprietários apenas gastarão cerca de R$ 3 mil.

Além disso, as manutenções que ocorrem fora de programação são praticamente inexistentes.

Dessa maneira, o Chevrolet Onix possui, ainda, amplo espaço interno, ideal para levar animais de estimação, familiares e caronas sempre que isso se mostrar necessário para você.

Contando com tecnologia exclusiva, Easy Park, carregador wireless e Wi Fi nativo, o automóvel disponibiliza a Projeção sem Fio – inovação que possibilita abandonar os cabos ao espelhar o seu celular na tela de oito polegadas do MyLink (em sua última geração).

Esses atributos fazem com que os motoristas obtenham mais conexão e utilizem menos fios.

Se considerarmos, também, o sistema chamado Over the Air, que permite atualizações online do seu carro e dispensa as visitas às concessionárias, fica mais fácil entender os motivos que fazem do Chevrolet Onix um sucesso de vendas no Brasil, destacando-se entre os carros para solteiros e finalizando nossa lista com chave de ouro.